SUPLEMENTAÇÃO: QUANDO É NECESSÁRIO? PARTE 1

25/02/2013 10:33

SUPLEMENTAÇÃO: QUANDO É NECESSÁRIO PARTE 1

 

   SUPLEMENTAÇÃO: QUANDO É NECESSÁRIO!!! PARTE 1

 

    A suplementação é um dos assuntos mais polêmicos no meio esportivo e nas academias. Hoje em dia a maioria das pessoas principalmente os jovens que pensam em fazer algum tipo de atividade física, antes mesmos de inicia-la, já pensam em qual suplemento utilizar,  geralmente perguntam “ um amigo “ que já pratica atividade ou o vendedor da loja de suplementos, tudo em busca do  “melhor suplemento”  e resultados rápidos ou até mesmo milagres. Este fato é mais comum em academias de musculação e fitness, seja para ganhar (hipertrofia) ou perder (redução percentual de gordura -BF) peso.

 

Para o sucesso na musculação ou algum esporte específico temos que entender e respeitar a tríade para o sucesso, que é a interação entre: Treino (pesado e árduo), alimentação, e descanso. Esses três fatores atuam em conjunto, se um deles estiver desregulado o objetivo, seja na hipertrofia, na redução do BF ou  no desempenho esportivo será  reduzido. A suplementação seria o um subfator da alimentação, que entra na questão (quando necessário).  Na verdade o termo correto para ser utilizado seria complementação, pois os suplementos alimentares devem ser um complemento do plano alimentar e não a própria  alimentação em si.   

 

A suplementação é muito importante, melhora sim os resultados e o desempenho, há diversos estudos que comprovam este fato. Entretanto, de acordo com a ANVISA, responsável por todos produtos destinados a alimentação colocados no comércio, definem  esses produtos datados como “suplementos”  como alimentos destinados a atletas, onde estes, (dependendo da modalidade)  têm um gasto calórico muito alto, um estresse metabólico alto e o fator competitivo,  sendo a proposta principal o aumento da  performance ao máximo.  Logo o  termo suplementos englobaria as  vitaminas e minerais.  Para os praticantes de atividades físicas como musculação a suplementação assim como alguns produtos destinados a atletas, são sim , muito importantes, porém dependem de diversos fatores.

 

Uma pergunta que não quer calar, a alimentação por si só é suficiente para ofertar todos os nutrientes nas quantidades que nosso organismo necessita? Fica essa pergunta no ar para reflexão!!! Mas vou dar uma ajuda, vamos levar em consideração que hoje em dia o solo onde os alimentos são plantados não é o mesmo de antes, a colheita não é manual, tudo com máquinas (arado), a temperatura imposta no solo é muito maior,  utilizam muitos pesticidas para matar as pragas , como fica o transporte desses alimentos até chegarem aos mercados, feiras, etc., a exposição ao calor, luz , etc. E a exposição desses alimentos nos próprios ambientes comercias, exposto da luz de lâmpadas, calor excessivo, luz.  Ainda se não bastasse tem o processo de cocção dos alimentos será que todos sabem como preservar os nutrientes na hora de prepara-los?  E os restaurantes será que eles têm esses cuidados em preservar os nutrientes, uma vez que grande parte da população comem fora de casa hoje em dia.  O pior  ainda está por vir, em meio disso tudo, já não sabemos quanto de nutrientes  chegam verdadeiramente a nossa mesa,  e o nosso organismo não absorve 100% dos nutrientes presentes nesses alimentos, como assim? É simples, se um alimento tem 300mg de vitamina C, por exemplo, nosso organismo nunca irá absorve essas 300mg. De acordo com as pesquisas tem nutrientes que são absorvidos apenas 25% do total presente nele, (E ai será que os nutrientes estão conservados?).  

 

Outro ponto importante é o fato de que o dia a dia das pessoas é muito corrido, temos que trabalhar, estudar, encontrar um tempo para cuidar de nós (atividades físicas), cuidar da casa, ficar com filhos, fazer isso, aquilo, etc. Assim realmente as vezes não há tempo de se alimentar, ainda mais dependendo do tipo de emprego, os horários proposto por este.  Bom fica ai reflexão, porém lembre-se procure um nutricionista esportivo para ver a real necessidade de suplementação  e/ou a utilização de algum produto para seu corpo. Uma observação, a suplementação em si não necessita ser por um nutricionista esportivo e sim os produtos destinados a atletas e praticantes de atividades físicas (devido fisiologia do exercício), uma vez que um nutricionista especializado em suplementação (vitaminas e minerais) e fitoterapia (plantas e ervas) é apto a tal conduta, visto que as doenças como: hipertensão, diabetes, anemias, dislipidemias, etc., têm um melhor prognóstico com a utilização de suplementos de vitaminas, minerais e fitoterápicos. Por isso procure um nutricionista especializado em umas dessas funções. Veja a segunda parte do artigo e  saiba quando a suplementação é necessária e benéfica para você.

MARCUS VINICIUS NETTO PALMEIRA 

           NUTRICIONISTA 

           CRN4-12100277