PRÉ E PRÓ HORMONAIS - CONCEITOS, PROPRIEDADES E VERTENTES

24/02/2013 16:08

 

PRÉ E PRÓ HORMONAL – DIFERENÇAS E VERTENTES

 

                Olá pessoal vou falar hoje sobre pré e pró hormonais, esclarecer pontos importantes que vai mudar a cabeça de muitos que utilizam ou pretendem.

Quero deixar bem claro que a saúde deve  vir em primeiro lugar, muitos ingerem produtos “mirabolantes” pensando somente no ganho ou perda de peso (hipertrofia muscular, definição e perda de gordura corporal, respectivamente).  As consequências do uso de esteroides e/ou substâncias nocivas para saúde que vêm em diversos produtos denominados “suplementos” que na verdade sua verdadeira identidade está obscura podem vir depois de 20 anos e até mais, por isso, não se iludam pensando que meu amigo tomou e não teve nada, etc. Outro particularidade é que cada organismo reage de maneira individual a substâncias.

Uma questão que muitos não sabem é que os ingredientes (substâncias ativas) que vêm no rótulo dos suplementos principalmente os importados nem sempre são exatamente o que está escrito ali. Por exemplo, nos Estados Unidos você pode criar um produto e ocultar a verdadeira composição, isso porque a legislação não obriga o fabricante declarar tudo que tem no rótulo, basta colocar meia dúzia de vitaminas, minerais e pronto.  Já no  Brasil os produtores têm que provar a fórmula para a Anvisa,  e esta obriga os produtores a declararem  todos os constituintes e as respectivas quantidades.. Por isso que é mais fácil comprar produtos importados. As substâncias proibidas não são mencionados no rótulo, são colocadas somente substâncias liberadas pelos órgãos. Isso se dá pela falta de fiscalização dos órgãos, falta de teste realizados para analisar as substâncias presentes nestes produtos.  Na verdade a fiscalização é muito difícil de ser feita, uma vez que, praticamente todos os dias são lançados novos produtos no mercado.

PRÉ HORMONAL

São substâncias que estimulam a produção natural de testosterona no corpo.. Os Pré hormonais não são substâncias que serão convertidas diretamente em esteróides. As substâncias contidas nos pré hormonais irão estimular a elevação da produção de hormônios pelo organismo.

 Esse aumento nos níveis de testosterona no corpo,  diz promover ganhos de massa muscular, redução de gordura, eleva a condição atlética, entre outros benefícios. Alguns exemplos de pré hormonais são: Tribulus, Recycle, P6 Extreme, etc. Muitos dizem que a glutamina e arginina além de seus efeitos,  possuem um efeito pré hormonal.

Segundo diversos estudos chegamos a conclusão que não existem suplementos capazes de reproduzir os efeitos dos  esteroides, por isso antes de comprar pense nisso, é pura enganação. A maioria das pessoas também nunca será capaz de construir um físico grande ou níveis de força apresentáveis, com menos de 2 a 5 anos de treinamento pesado e regrado e feito por profissional qualificado desde o início. Por tanto, treinem arduamente, utilize a sua força seus própios estímulos, e comam “COMIDA DE VERDADE”. Parem de procurar por atalhos que não existem e gastar tanto dinheiro com pílulas e farinhas caras que fazem promessas mirabolantes. A FORÇA É CONSTRUÇÃO DO TEMPO.

PRÓ HORMONAL

Os Pró Hormonais, possuem o mesmo objetivo de aumentar os níveis de testosterona, porém são utilizadas substâncias que através do metabolismo, são transformadas diretamente em hormônios anabólicos.  Produtos Pró Hormonais são muito poderosos e seus resultados são incomparáveis, porém devem ser acompanhados de outros produtos, que devem ser utilizados para proteção do fígado, regularização da produção natural do organismo, etc. Apos o uso do Pró-Hormonal,deve ser feito um TPC(Terapia Pós Ciclo),pois a TPC estimula a retomada de produção natural de testosterona.  Alguns exemplos de Pró Hormonais são: Dark Cyde Sledge, M-Drol, Halovar, H-Stane, M-Stane, etc.

Uma particularidade, todo pró hormonal é importado, isso porque essa classe de “suplementos” que na verdade é um medicamento (esteroide anabolizante), uma vez que têm função endócrina  são proibidos pela anvisa e vários  também forão proibidos pelo FDA.

Vamos falar mais sobre esses pré hormonais. Com dito acima por ter ação endócrina é na verdade um medicamento, sendo assim devido a esta capacidade de afetar a produção de hormônios, elevando-a, então seu uso não deveria estar indicado originalmente ao esporte , mas deveria ter surgido nas prateleiras das farmácias como forma de tratar hipogonadismo (baixa função glandular) concorda?  Sinceramente eu desconheço alguém que tenha se apresentado a um médico e este tenha tratado o paciente com hipogonadismo com pré-hormonais produzidos por marcas internacionais famosas de suplementação alimentar. Na verdade a questão já começa errada, a partir da situação da pessoa que acha que usar recursos hormonais vão solucionar todos os seus problemas de desempenho, mas, não tem coragem de utilizar esteroides clandestinamente, cria-se uma necessidade de se colocar algo no mercado. O mercado responde criando um esteroide que não é esteroide, mas que é esteróide (isso é muito louco não?) onde a propaganda é justamente “aqui tem uma testosterona que não é testosterona para fazer mal, mas é testosterona para fazer o que se quer”.

 Se a medicação aumenta nível hormonal, deve ser utilizada para quem está doente. Que na verdade é o propósito desses medicamentos (esteróides). Isso porque se além de “tratar” os níveis hormonais do esportista ele ainda “não faz mal como um hormônio”, que motivo mais precisamos para aposentar todos os hormônios de vez da face da terra como em toda boa evolução?

No Brasil esta categoria de produtos virou moda, o problema é que  a maioria das pessoas consomem estes produtos sem saber o que são de fato os esteroides anabolizantes disfarçados e que apresentam os mesmos efeitos colaterais, principalmente para quem está na adolescência, que infelizmente, é a faixa etária que mais busca este tipo de produto.

Pró-hormônios são tão seguros quanto esteroides anabolizantes, independente do que o vendedor tente lhe dizer.  Se você compreende isso, tudo bem. Mas não se engane achando que só porque o pote é bonitinho eles não são esteroides anabolizantes. Os efeitos gerados pelos pró-hormônios são em sua maioria inferiores quando comparados com os esteróides anabolizantes, mas não podemos dizer o mesmo quanto aos efeitos colaterais, que podem ser piores que os próprios esteroides. Vários esteroides injetáveis produzem menos efeitos colaterais e mais resultados e não são metabolizados pelo fígado, já os pró-hormônios são orais.

Pró-hormônios são vendidos em comprimidos, consequentemente quando ingeridos são metabolizados pelo fígado o que pode alterar as funções hepáticas, da mesma forma ou até pior do que com os esteróides anabolizantes orais. Danos ao fígado é só um dos efeitos colaterais, outros como queda de cabelo, queda no desejo sexual, ginecomastia  e aumento da pressão arterial também podem acontecer.

O preço também não é o seu ponto forte, estes produtos chegam no Brasil custando o dobro(ou mais) do seu preço original, muitas vezes custando mais que esteróides anabolizantes. Não esquecendo que com o uso de pró-hormônios, assim como os esteróides anabolizantes, é necessário fazer o uso de produtos que acelerem e façam retornar a produção natural de hormônios do corpo(TPC – Terapia Pós Ciclo), que podem ficar debilitados durante o uso destas substâncias. E não vamos esquecer dos exames pré e pós ciclo, se você for uma pessoa com bom senso suficiente para fazê-los.

Vamos falar de 3 pró hormonais mais famosos D-Drol, M-Drol e Dark Side. Ambos possuem praticamente a mesma fórmula mudando somente os nomes e marcas de fabricantes.

Para começar, eis os ingredientes do D-Drol:

2α,17α-Dimethyl-5α-Androstane-3-One-17β-Ol

Estra-4,9-Diene-3,17-Dione

17α-Methyl-Etioallocholan-2-Ene-17β-Ol

Bergamottin (DHB)

Liver Support Complex

Os 3 primeiros ingredientes são esteroides sintéticos, ou seja, fazem parte do grupo tão mal falado dos anabolizantes esteroides. Além disso, são substâncias que sofreram uma alquilação na posição 17α para que possam resistir ao catabolismo do fígado, o que as tornam anabolizantes de via oral. Por isso, a hepatotoxicidade (capacidade de fazer mal ao fígado) é altíssima. São substâncias que ainda contam com uma esterificação na posição 17β (processo comum nos anabolizantes em óleo injetável) para permanecerem ativas no organismo por mais tempo, potencializando os resultados.

O Bergamottin (DHB) é uma substância natural encontrada em algumas frutas cítricas, como a toranja (grapefruit), que tem como função aumentar a biodisponibilidade de agentes fármacos.

O Liver Support Complex tem como finalidade a proteção do tecido hepático. Composto de silimarina e de Dandelian root (erva), esse complexo de substâncias é utilizado para proteger as células do fígado agindo como antioxidante e capaz de promover a desintoxicação hepática. Existem mais duas substâncias nesse complexo: a N-Acetyl-L-Cisteína, que parece ser capaz de aumentar os níveis de glutationa (poderoso antioxidante natural) no nosso organismo; e também o Ácido Alfa-Lipoico, que vem sendo usado em conjunto com a silimarina para tratamento de problemas no fígado.

Vamos falar do M-Drol, que é, na verdade, um produto que não se importa muito com seu fígado, pois possui basicamente o mesmo princípio do D-Drol sem o Liver Support Complex. O dark side tem praticamente a mesma fórmulação do M-DROL.

Os efeitos colaterais do uso de anabolizantes esteróides androgênicos são bastante conhecidos e divulgados pela mídia, mas não custa nada lembrar a quem pensa em usar esse tipo de subterfúgio para aumentar massa muscular.

Vamos à lista:

Queda da produção natural de Testosterona; Infertilidade; Irritabilidade / Hostilidade / Raiva; Feminização no Homem; Impotência; Ginecomastia (Crescimento das mamas no Homem, podendo até causar secreção de leite); Aumento do risco de câncer de próstata; Comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto); Aumento do LDL Colesterol e diminuição do HDL Colesterol, aumentando risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose; Problemas na glândula Tireóide, etc. Nas mulheres: Desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação). Se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento;

Li um artigo sobre esteróides, pró-hormonais e o autor dizia no final: “...quem utiliza anabolizantes para "ficar forte" precisa, na verdade, é de ajuda psiquiátrica.”

Concluindo

Após ver as substâncias presentes nos principais  pró hormonais, lembre-se que você tem hormônios masculinos e femininos e o pró-hormonal não é uma substancia inteligente que vai virar exclusivamente aquilo que você quer.

O organismo é regulado pela lei do “feedback negativo”, ou seja, se você tem demais, seu corpo para de produzir e, na verdade ainda não se sabe como fazer voltar a produção de um determinado hormônio que foi substituído, não é muito seguro brincar com isso.

Pense e reflita, essas substancias não tem indicações de uso, e estão aí só como mais um produto feito para arrecadar dinheiro para as indústrias, não para oferecer saúde, qualidade de vida e aumento da capacidade física e de resultados como deveria ser a obrigação moral das empresas que trabalham nesse ramo. Será que Vale a pena comprar um produto com custo x benefício ruim, com efeitos colaterais semelhantes ou até piores que os esteróides anabolizantes e que ainda não produzem os mesmos efeitos desejados ? Ponham a mão na consciência, ou melhor, na inteligência, é muito simples é só usar o bom senso para não ter de usar a saúde e o bolso para  pagarem pelo desespero de se atingir consequências mais adiante.

 

MARCUS PALMEIRA

NUTRICIONISTA

CRN4-12100277