PORQUE PROCURAR UM NUTRICIONISTA?

07/03/2013 13:21

 

             Muitas pensam que o nutricionista é um profissional utilizado exclusivamente para o emagrecimento. Falam em nutricionistas já pensam em ficar sem comer, “morrer de fome”, uma tortura tremenda, e na verdade é muito diferente disso tudo. Veja abaixo algumas das funções de um nutricionista.

PREVENÇÃO DE DCV (DOENÇAS CARDIOVASCULARES) E CÂNCER

            De acordo com o Ministério da Saúde (MS) 80% de doenças cardiopatas e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais), poderiam ser evitadas por intermédio de uma alimentação saudável e equilibrada.  Segundo o MS 40% dos casos de câncer também poderiam ser evitados por intermédio de uma alimentação saudável.

NUTRIÇÃO PARA FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS

            Com o passar dos anos nosso corpo vai sofrendo alterações fisiológicas naturais que interferem diretamente no estado de saúde e alimentação, como por exemplo, a diminuição de papilas gustativas, fator intrínseco (responsável pela absorção de VIT B12), etc. Assim torna-se necessário uma alimentação especifica para alterar as carências nutricionais que acabam ocorrendo. Na gestação é outra fase que a alimentação tem extrema importância para   proporcionar um crescimento saudável para o feto e para a saúde da mãe. Nessa fase ocorre o aumento das necessidades de nutrientes para as gestantes sendo importante o nutricionista para auxiliar as quantidades de alimentos e qualidades dos mesmos.  Para os Lactantes (recém nascidos) é de extrema importância educar os pais sobre o aleitamento materno exclusivo e após 6 meses a introdução da alimentação complementar. Para o adolescente é importante ressaltar o aumento das necessidades devido o crescimento, dentre diversas outras ocasiões.   

NUTRIÇÃO PARA ESPORTITAS

            Os atletas tem um ritmo de treino muito intenso e necessitam de um plano alimentar que proporcionem o mais alto rendimento para sua realizaçãos. Tem o calendário de competições em que devem chegar com força total. A nutrição é o ponto chave para o desempenho (ergogênese), ela aliada ao programa de treinamento e o descanso (tríade) garante o sucesso nas competições.

IMUNIDADE

            Para que o sistema imunológico funcione de maneira eficiente é necessária uma alimentação equilibrada contendo todos os grupos de alimentos. O funcionamento adequado do sistema imune é fortemente influenciado pelo estado nutricional do organismo e pelos nutrientes ingeridos na alimentação. A ingestão inadequada de energia, macronutrientes e micronutrientes resulta em efeito supressor (diminuição) de funções imunes (baixa imunidade), aumentando os riscos de infecções. Diversos nutrientes apresentam atividades moduladoras do sistema imune, como por exemplo, glutamina, arginina, etc. Por isso é importante um profissional de nutrição para adequar estes nutrientes na “dieta”.

QUALIDADE DE VIDA

            A nutrição é importante por melhorar a qualidade de vida das pessoas, proporcionar uma maior energia durante o dia, diminuindo a fadiga física e mental aguda e crônica. A nutrição não é sinônimo de fome, não tem nada haver com abrir mão dos prazeres, dos alimentos que gostam. Poderá consumir seus doces, pizzas, churrasco, chocalates, etc. O que será feito é impor disciplina e educação no consumo destes alimentos. Sabe-se que a alimentação é um dos prazeres da vida e tem relação direta com o bem estar e a questão psicológica, que é o ponto chave para o sucesso.  Absorção de um nutriente tem relação direta com a parte mental do indivíduo que está consumindo, aliás, a produção de hormônios, sensação de fome, saciedade, prazer, gosto do alimento é toda regulada pelo sistema nervoso.          

           Por isso, se você pensa que o profissional de nutrição é aquele que vai proibir tudo, por defeito em tudo que come, que só serve para quem quer emagrecer e medir temperatura de alimentos nos restaurantes, você está muito enganado.  Ele é o profissional mais capacitado quando o assunto é alimentação e suplementação. O nutricionista é o único profissional Graduado em Nutrição dotado de conhecimento científico apto à função privativa de Prescrição Dietética personalizado e individual e também suplementos industrializados e manipulados, de acordo com a Lei n° 8.234, de 17 de setembro de 1991.

Newsletter

Assine a nossa newsletter: