Peito de Peru, Blanquet, Será que são realmente saudáveis?

18/11/2014 14:11

EMBUTIDOS (PEITO DE PERU, BLANQUET DE PERU) SÃO TUDO ISSO MESMO? SERÁ QUE SÃO SAUDÁVEIS?       

          Ola, tudo bem com vocês? Me senti na obrigação de fazer este post para vocês, devido a má informação e a enganação de certos produtos que são datados como saudáveis, enquanto que na verdade são pura química e não tem nada do que pensamos em sua composição. Bom, devem estar perguntando do que estou falado? Bom nada mais do que peito de peru light, banquet, etc., esses embutidos todos ai que a maioria das pessoas acham ser saudáveis, devido  as  informações abusivas e prepotentes das indústrias na mídia e todos meios de marqueting.

        Vamos ao primeiro ponto, se vocês acham que estão comendo carne quando ingerem esses alimentos estão totalmente enganados, infelizmente é isso. Carne é um alimento, enquanto eles são produtos alimentícios, calma que vou explicar.  Primeiro ponto é que estes alimentos são embutidos e são compostos por uma boa parte de restos de carne triturada e misturada com aditivos e conservantes que dão sabor e cor, além de uma tonelada de sódio.

Vamos para parte prática, fui ao mercado e copiei a lista de ingredientes de um blanquet para análisa-lo. Antes de listar para vocês vamos relembrar que esse produtos são usados como substitutos de carnes na alimentação de milhões de pessoas. Cem gramas de contra filé sem gordura grelhado , por exemplo,  representa aproximadamente 30g de proteínas, 0g de carbo, 2,5mg de ferro, 50mg de sódio, 386mg de potássio, etc. Agora vamos a lista de ingredientes do blanquet de peru light, o mais “saudável” de todos os embutidos:

“INGREDIENTES: Peito de peru, água, fécula de mandioca, maltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.”

        Não vou analisar tudo se não ficaríamos até amanhã aqui. Encontramos a fécula de mandioca como terceiro ingrediente em maior quantidade. A fécula de mandioca, também conhecida em algumas regiões brasileiras como polvilho doce ou goma, é um pó fino branco, inodoro e insípido. Trata-se de polissacarídeo natural, da família química dos carboidratos constituídos de cadeias lineares (amilose) e cadeias ramificadas (amilopectina). Obtém-se a fécula a partir das raízes da mandioca, após descascamento, trituração, desintegração, purificação, peneiramento, centrifugação, concentração e secagem*. Gente, o que isso está fazendo em um alimento que era pra ser “carne”? E outra MALTODEXTRINA? Mais um carboidrato, não era para ser carne? Observe que é o 4ª ingrediente, sabemos que os primeiros ingredientes são os que contêm maior quantidade no produto. E ai como explica isso?         Deixe para vocês pensarem. O pior está por vir, olhem a lista de aditivos químicos, vamos dar atenção para o glutamato monossódico: Ele é bastante utilizado na indústria de alimentos (em salsichas, carnes, temperos prontos…) e, por isso, o seu consumo está aumentando, cada vez mais, ao redor do mundo. Alguns estudos mostram que o glutamato monossódico pode causar intoxicação, pois o ingerimos em grandes quantidades. Além disso, ele pode alterar o metabolismo da fome e da saciedade, aumentando o apetite**, podendo também aumentar o risco de sobrepeso, pressão arterial e diabetes tipo II.  Nem vou falar sobre o aroma natural de fumaça. É adicionado aos alimentos aos quais se deseja conferir sabor de defumado. Encontramos também “aromas naturais” sem especificação e aroma natural de pimenta preta, vermelha e branca. Por que não colocam as pimentas de verdade, então? Chega né!!!

        Agora para terminar vamos analisar a tabela nutricional. Bom pensando em “carne” deve ter uma quantidade considerável de proteína. Vamos ver. Bom tem uma quantidade de proteína sim, bem inferior à uma carne que era de se esperar, mas observem a quantidade de sódio, assustadores 626mg. Para substituir a carne e obtermos 30g de proteína teremos que consumir 1252mg de sódio, OH MY GOOD!!!!  

        A OMS (Organização Mundial de Saúde) e SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão) evidenciam que a recomendação de sódio deve ser menor que 2000mg por dia, ou seja, menor que 5g de sal. E ao mesmo tempo a recomendação de potássio deve ser no mínimo 3510mg. Vimos lá no início que 100g de carne tem 386mg de potássio e 50mg de sódio, rica em potássio e pouco sódio, as recomendações são essas, por isso é recomendado o uso do sal light, devido ter em 1g de produto 260mg de potássio e 190mg de sódio, já o sal comum tem 390mg de sódio na mesma quantidade e 0mg  de potássio, mas isso é assunto para outro post, que na verdade está no blog procurem lá, HAS “Hipertensão Arterial Sistêmica”. Assim para termos 12g de proteína temos que consumir 626mg de sódio (34% segundo OMS e SBH).

         Concluindo 100g de peito de frango ou carne bovina magra ou peixe temos mais proteínas, menos sódio, mais potássio, ferro, etc., proporciona nutrição para o organismo, benefício para saúde, enquanto nesses produtos embutidos temos 100000000 substâncias químicas + sódio, etc. Façam suas escolhas, o que vale mais a pena: a praticidade ou a saúde e qualidade de vida? Lembrem-se de algo muito importante, as consequências das escolhas que fazemos hoje com nosso estilo de vida (alimentação, atividades, etc.), podem repercutir amanhã, mais podem repercutir também daqui a 20anos, etc., por isso se quer viver com saúde, mude sua rotina de vida hoje.

 

Porção de 60g (5 fatias)

VD

Valor Calórico

64 kcal = 267,96kJ

3 %

Carboidratos

1 g

0 %

Proteínas

12 g

16 %

 Gorduras Totais

1,60 g

3 %

Gorduras Saturadas

0,50 g

2 %

Gorduras Monoinsaturadas

0,80 g

0 %

Gorduras Poliinsaturadas

0,30 g

0 %

Gordura Trans

0 g

0 %

Colesterol

17 mg

6 %

Fibra Alimentar

0 g

0 %

Sódio

626 mg

30 %